Alemanha
Atentado que deixou 12 mortos em Berlim é reivindicado pelo Estado Islâmico
Um caminhão foi lançado na multidão que estava em uma feira natalina, deixando 12 mortos e 48 feridos
O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou nesta terça-feira (20) o atentado contra uma feira natalina em Berlim, ocorrido ontem (19), segundo reportou a Amaq, a agência de propaganda da organização. Um caminhão foi lançado na multidão, deixando 12 mortos e 48 feridos. As informações foram divulgadas pela Agência France-Presse (AFP).
"Um soldado do EI executou a operação de Berlim, em resposta aos apelos de visar cidadãos de países da coalizão internacional" que luta contra o EI, destacou a agência.
Qualificado de "ato terrorista" pela chanceler alemã, Angela Merkel, e realizado em um país que até agora não tinha sofrido atentados de grande magnitude, o ataque com um caminhão lembra, pelas circunstâncias, o cometido em Nice, há cinco meses.
Suspeito é liberado
O suspeito de ter dirigido o caminhão foi liberado por falta de provas, segundo a procuradoria-geral da Alemanha. O homem, um paquistanês que pediu asilo no país, foi detido logo após o ocorrido depois que uma testemunha disse que ele lembrava o motorista. O homem negou ter participado do crime e nenhum teste forense conseguiu ligá-lo ao ataque. As autoridades continuam investigando o caso.
Especula-se que o caminhão teria sido roubado e o motorista original do veículo levado um tiro e morrido no local, mas as autoridades ainda não têm confirmação. "Ainda não conseguimos confirmar que essa pessoa era, de fato, o motorista. É possível que tenhamos um criminoso perigoso na região", afirmou o chefe de polícia de Berlim, Klaus Kandt.
-120180Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário